RORAINÓPOLIS DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Publicado em: 02/06/2021 19:16

Nesta quarta-feira, 02/06, a Prefeitura de Rorainópolis decretou “situação de emergência” com a publicação do decreto Nº 80/2021. A ação foi necessária após avaliação de um perecer técnico apresentado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que além de haver vários locais em situação crítica no município, a previsão para os próximos meses, prevê uma precipitação pluviométrica acima dos padrões climatológicos em Roraima, com aumento progressivo do volume de chuva, sendo que determinadas precipitações caracterizam por grande intensidade em curto período de tempo, de acordo com o último Boletim Climatológico do Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM (ano 18 - número 198).

Para ter acesso ao decreto na íntegra, clique no link abaixo:

Conforme registros do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET e que foram apresentados no parecer técnico que embasou o decreto, as precipitações se apresentaram elevadas desde janeiro do corrente ano e esse período chuvoso no Município favorece a elevação dos níveis dos rios bem como o fenômeno enxurrada, o que favorece uma elevação súbita das vazões de determinada drenagem e transbordamento brusco da calha fluvial, tal escoamento concentrado pode acarretar danos a diversas infraestruturas, principalmente a pontes, estradas e vicinais, dificultando a trafegabilidade, o escoamento da produção, bem como o acesso a hospitais e a escolas.

Um levantamento realizado mostra que entre as áreas mais afetadas estão: BR 174 (km232), vicinais: 01, 02, 03, 04, 05, 09, 11, 12, 13, 14, 17, 19, 20, 28, 29, 30, 34, 41, 42, vicinal Trairi, e também a região do Baixo Rio Branco (Distrito Santa Maria do Boiaçú), onde há comunidades submersas em virtude das constantes chuvas decorrentes no Município, bem como impossibilidade de escoamento da produção de produtos agrícolas das vicinais, resultando no isolamento da população dessa região.

A Prefeitura estará mobilizando suas Secretarias Municipais e o Órgão de Proteção e Defesa Civil para que atuem de forma a manter a segurança da população. O prazo máximo da situação de emergência é de 180 dias, a contar da data da publicação do Decreto N° 80.

ASCOM – PMR